Procure tornar as coisas fáceis
Segundo a tradição, o Santo Profeta certa vez dirigiu-se a seus companheiros, dizendo: “Oh meus companheiros, se um de vocês abandonar um mandamento divino dentre cem, estará em perigo de perder sua fé. Mas, chegará um tempo em que qualquer um da minha nação que segure firmemente até mesmo um comando dentre cem, pode esperar salvar a si mesmo e sua fé.”
Devemos entender todas as implicações desta profecia, mas geralmente nossos eruditos islâmicos leem tal tradição e nunca param para refletir sobre ela. Portanto, é seu hábito ser muito rígido e intolerante ao lidar com novos muçulmanos de países ocidentais.
Assim que uma pessoa concorda em se tornar muçulmana, os estudiosos sobrecarregam-na com instruções sobre o nível total de adoração, jejum, etc., exigidos de um muçulmano totalmente responsável, e com a lista completa de ações proibidas também – tudo, todas as quinhentas ordens e oitocentas proibições!
Qual deve ser a reação de pessoas tão novas que, em nossos dias, não estão se convertendo de outra religião com práticas e proibições de natureza aproximadamente correspondentes, mas muitas vezes de um modo de vida completamente desregulado? Se quisermos apresentar o Islã de tal forma, eles certamente pensarão duas vezes antes de se comprometerem com o Islã, já que não estão preparados para observar instantaneamente toda a lei. É por isso que tantos ocidentais vêm até mim e perguntam se é possível seguir um caminho Sufi sem abraçar o Islã, pois eles vêem o Islã como uma montanha gigantesca que eles receberiam para escalar até o pico, imediatamente, sem treinamento e sem equipamento – então, naturalmente, eles estão hesitantes
Devemos ser sábios e conscientes de nossas responsabilidades para com as pessoas cujos corações se inclinam para o Islã. Devemos lembrar que nosso Senhor é Aquele que enfatiza Seus Oceanos de Misericórdia acima de todos os outros atributos em Seu livro sagrado, e devemos aprender com a tolerância de nosso Senhor em relação a nós, para sermos tolerantes com aqueles com quem queremos forjar laços de coração, com aqueles que queremos guiar para o amor do nosso Senhor e tomar como nossos próprios irmãos e irmãs. Ninguém dentre os muçulmanos pode contestar o fato de que o comando completo da lei divina foi revelado ao nosso Profeta gradualmente durante um período de dez anos em Medina, e isto somente após um período inicial de 13 anos em Meca, quando nada específico era exigido dos crentes, exceto acreditar em Allah, no último dia, em seus profetas e fazer boas ações.
O santo Profeta (saws) resume a sabedoria dessa abordagem em uma tradição famosa: “Procure tornar as coisas fáceis para as pessoas, não difíceis. Traga boas novas, não os afaste.”
Shaykh Muhammad Nazim Adil Haqqani, Nas Pegadas Místicas dos Santos, v. 02, pp. 64-65.
Grupo de tradução de textos Sufi.