Princípios da Ordem Naqshbandhi: Yâd dâsht (8 de 11)
Os oito princípios originais são de ‘Abdul-Khāliq Ghujduwānî (falecido em 1220). Bahâud-dîn Naqshband (falecido em 1390) estendeu-o por três princípios para a versão final.
Oitavo Princípio: Lembrança contínua / invocação permanente [Yâd dâsht]
É a consciência permanente da presença de Deus. É “a experiência completa da contemplação Divina, alcançada através da ação do amor objetivo”.
Aqueles que andam no caminho sustentam que quando o amor interno está sempre presente na troca de si com o mundo, então a pessoa se torna consciente. Este é o último estágio antes da transformação completa. O buscador espiritual torna-se consciente de que a perda de seu “ego” será compensada pelo amor objetivo. A entrega e abnegação [do ego] levam a esse estágio, deixam de perturbar o buscador em face a descoberta da felicidade ilimitada que a Verdade trará.
Yad dasht refere-se à duração da permanência da consciência no Real, no caminho da “degustação” [vivendo na multiplicidade do ilusório].
No Rashahat-i ‘ain, al-Hayyat diz: “Alguns disseram que Yad dasht é uma percepção, uma capacidade de testemunhar o Real no coração através do amor essencial”.
Obeid Ullah Ahrar disse: “Yad dasht é uma expressão que se refere à permanência da consciência da Verdade Gloriosa”. Ele acrescentou: “Significa estar presente [em Deus] sem desaparecer”.
A respeito do significado do termo durante o período do Dhikr em si, foi dito, “Yad dasht é aquilo que o dhakir (pessoa praticando Dhikr) durante o Dhikr mantém [plenamente o significado de] negação e afirmação em seu coração na presença do Nomeado.”
Khwaja Ubaidullah Ahrar descreveu os princípios de cinco a oito sucedendo-se da seguinte forma:
– “Yad kart (Lembrança de Deus) refere-se ao trabalho de invocar, de lembrar;
– Baz gasht (Retornar) significa voltar-se para a grande verdade de modo que quando se recita o Dhikr, o buscador continua a repetir, sentindo em seu coração: ‘Deus, você é meu único objetivo real’;
– Nigah dasht (Atenção) é manter silenciosamente a consciência do [Real] e
– Yad Dasht (lembrança contínua ou Invocação permanente) é a consistência ou firmeza no [preservar] Nigah dasht (atenção)”.
Grupo de Geração de Textos Sufis
Original disponível em: http://sufi.cl/textos/principios