Princípios da Ordem Naqshbandhi: Safar dar watan (3 de 11)
Os oito princípios originais são de ‘Abdul-Khāliq Ghujduwānî (falecido em 1220). Bahâud-dîn Naqshband (falecido em 1390) estendeu-o por três princípios para a versão final.
Terceiro princípio: A viagem de retorno ao lar [Safar dar watan]
Sua viagem é em direção a sua casa. Lembre-se de que você está se movendo do mundo da ilusão para o mundo da realidade. O peregrino vai do mundo do criado ou criação, ao mundo do Criador.
A viagem de retorno ao Lar é a transformação que tira o ser humano de seu estado de sono subjetivo para que ele possa cumprir seu destino divino.
No Rashahat-i ‘ayn al-haya, diz: “[A viagem se refere a] jornada que o buscador espiritual faz dentro de sua própria natureza humana. Em outras palavras, ele ou ela vai de qualidades humanas para qualidades angelicais, mudando o questionável para o louvável”.
O Sheikh Ahmad Sirhindi (1624) disse: “Esta expressão abençoada, [viajar na terra natal] significa viajar dentro de nós mesmos. A fonte do resultado está em colocar o fim [o último exercício], no começo, que é uma das características do Caminho Naqshbandi. Mesmo que esta viagem [interna] possa ser encontradas em outras Tariqas, ou escolas de Sufismo, naquelas é encontrada apenas na fase final, após de ter ‘viajado nos horizontes’ [referindo-se aos versos do Alcorão (41 : 53): ‘Vamos mostrar a eles nossos sinais nos horizontes e em si mesmos até que saibam que Ele é o Real’.].”
“Viajar pelos horizontes” é passar de um lugar para outro. No início do caminho espiritual, pode significar sair de casa para encontrar um mestre espiritual. Em gerações passadas, esse princípio também era usado quando havia a necessidade de romper com os laços de conforto, de lugar e hábito, quando o peregrino havia se instalado, se acostumado e se familiarizado com um lugar e seu povo. Eles escolhiam viajar para experimentar o esvaziamento total.
Safar dar watan significa viajar dentro de si mesmo, observando a si, examinando suas próprias reações e vendo como elas agem em si. Isso reflete a importância que o Caminho Naqshbandi coloca sobre os estados, estágios e processos internos.
Seja um residente do lado de fora e deixe seu coração ser o único a viajar. Viajar sem pernas é a melhor maneira de viajar.
Grupo de Geração de Textos Sufis
Original disponível em: http://sufi.cl/textos/principios