Princípios da Ordem Naqshbandhi: Nazar bar qadam (2 de 11)
Os oito princípios originais são de ‘Abdul-Khāliq Ghujduwānî (falecido em 1220). Bahâud-dîn Naqshband (falecido em 1390) estendeu-o por três princípios para a versão final.
Segundo Princípio – Preste atenção ao seu passo [Nazar bar qadam]
Vá constantemente para o seu objetivo.
Sad ud-din Kashghari acrescentou: “Vigiar teus passos significa que quando o buscador espiritual se movimenta de um lado para outro, deve ficar atendo aonde a ponta do pé está pisando, sem se distrair com o que não deve olhar.” Quando a atenção do principiante é atraída para as cores e formas fora de si mesmo, seu estado de recordação o abandona, se dissolve e a pessoa perde seu objetivo. Isso ocorre porque no início da viagem, o buscador espiritual não tem o poder de “recordação do coração”. Quando seu olhar cai sobre objetos, perde seu coração e sua mente se dispersa.
Vigiar os passos também pode referir-se a prestar atenção às circunstâncias, sentindo quando é o momento de agir, quando é o tempo de não agir e quando é necessário estabelecer uma pausa. Acredita-se que Nazar bar qadam é uma expressão que se refere a sabedoria inerente à sua disposição natural.
Faqr ud-Din Kashifi disse: “Nazar bar qadam refere-se à forma que o peregrino caminha através das etapas de desapego da sua existência, e de abandono do seu egoísmo e amor-próprio.
Destas três interpretações do princípio, a primeira refere-se à aplicação pelo principiante, a segunda é àqueles que avançaram no caminho para o meio e a terceira àqueles que estão prestes a alcançar o objetivo”.
Grupo de Geração de Textos Sufis
Original disponível em: http://sufi.cl/textos/principios