Princípios da Ordem Naqshbandhi: Hûsh dar dam (1 de 11)
Os oito princípios originais são de ‘Abdul-Khāliq Ghujduwānî (falecido em 1220). Bahâud-dîn Naqshband (falecido em 1390) estendeu-o por três princípios para a versão final.
Primeiro Princípio: Esteja ciente da respiração – consciência do momento presente [Hûsh dar dam]
“Toda respiração que é exalada de dentro deve ser emitida consciente e atentamente, de modo que a mente não se perca no esquecimento.”
Bah’ud-dîn Naqshband disse: “A base do progresso neste caminho é baseada na respiração. Quanto maior a capacidade de estar consciente de sua própria respiração, mais força sua vida interior tem”.
O estado do momento presente deve ser observado em cada respiração, sem se distrair com o pensamento do passado ou do futuro. Enquanto inspira e exala, o intervalo entre as duas respirações deve ser observado, de modo que nem a inspiração e nem a expiração ocorram de maneira descuidada.
Como o buscador ou peregrino espiritual exerce sua vigilância no momento presente, por exemplo, lembrando-se de sua respiração, sua atenção será fixada e ele se concentrará em cada respiração até que ela acabe.
Sad ud-Din Kashgari acrescentou: “Hûsh dar dam é acompanhar respirando com cuidado, sem cair em distrações, mantendo a memória do real em cada respiração que tomamos”.
Sheikh Abul al-Kubra Janab Najmuddin em seu livro Fawatih al-Jamal (eclosões de beleza) escreveu sobre o Dhikr: [a lembrança de Deus na respiração] flui no corpo de toda criatura viva, desencadeada pela necessidade de sua respiração, mesmo sem ela intenção consciente como um sinal de obediência e como parte do que foi criado, com sua respiração o som da letra ‘Ha’ do nome divino Allah é criado a cada expiração e inspiração, e este é um sinal da Essência Invisível é necessário estar presente neste sopro para que a essência do Criador possa ser conhecida.”
No Rashahât ‘Ain al Hayat lê-se que: O “Ha” no nome Divino “Allah” é o próprio som que todos fazemos em cada respiração. As outras letras (soletradas em árabe: alif e lâm duplo) representam um artigo definido intensificado que serve para enfatizar a Singularidade de Allah. A parte essencial do Nome Divino é por essa razão o “Ha”, que automaticamente acompanha a respiração de cada ser vivo. Toda a vida depende da pronúncia constante desse nome nobre. Para buscador de profundo conhecimento, é fundamental reconhecer esse fato sutil e manter a consciência de estar com Allah em cada respiração.
Durante muito tempo pensou-se que a alma estava na respiração. Os primeiros pensadores visualizaram a alma sensorialmente como o corpo da respiração. Estar atento a cada respiração nos torna conscientes da alma e do corpo interno, ou essência, que pertence ao momento presente.
Estar ciente da respiração é um dos princípios mais importantes no caminho espiritual do Khwajagan. Aqueles que percorrem por este caminho consideram que é uma grande transgressão ficar inconsciente da respiração.
Grupo de Geração de Textos Sufis
Original disponível em: http://sufi.cl/textos/principios