Os patinhos que foram criados por uma galinha
Embora uma ave doméstica tenha tomado a ti, que és um patinho, debaixo de sua asa e te nutrido, tua mãe foi uma pata daquele oceano; tua ama foi terrena e sua asa a terra firme.
A nostalgia do oceano que enche teu coração. Essa nostalgia inata de tua alma vem de tua mãe. Tua saudade da terra firme vem de tua ama; deixa tua ama, pois ela irá te desencaminhar. Deixa tua ama em terra firme e segue adiante, entra no oceano do Ser real, como os patos!
Embora tua ama possa afugentar-te da água, não temas, precipita-te no oceano! Tu és um pato, e prosperas na terra e na água, não és como uma ave doméstica que se aloja em sua casa. Tu és um rei de “filhos de Adão honrados por Deus”, (1) e podes estabelecer-te tanto no mar como na terra; por isso, imprime em tua mente: “Nós os levamos pelo mar”, antes das palavras: “Nós os carregamos pela terra”.
Os anjos não vão por terra firme, e os animais não sabem nada do mar; em corpo, és um animal, em tua alma, um anjo; por isso, vais tanto na terra quanto no céu.
Para a visão exterior, “Ele é um homem como vós”, (2) enquanto para seu coração de visão aguda, “lhe foi revelado”. Sua forma terrena caiu na terra, seu espírito gira acima do mais alto céu.
Ó filho, somos todos como aves aquáticas! O mar conhece bem nossa linguagem. Salomão (3) é, por assim dizer, esse mar, e nós como os pássaros; em Salomão, mantemos nossa rota para a eternidade. Junto com Salomão, mergulha nesse oceano. (4) Depois, como David, a água nos fará cotas de malha.
Esse Salomão está presente para cada um, mas a negligência fecha seus olhos e os deixa enfeitiçados. Assim, por ignorância, indolência e insensatez, embora ele esteja firme ao nosso lado, estamos separados dele.
O ruído do trovão faz doer a cabeça do sedento; quando ele não sabe que ele desencadeia a bendita chuva, seus olhos estão fixos no rio, sem saber da doçura da chuva que vem do céu. Ele instiga o corcel de seu desejo para o causado, e forçosamente permanece separado do Causador. Como pode quem contempla o Causador face a face dirigir seu coração a coisas causadas na terra?
(1) Alcorão XVI. 72.
(2) Alcorão XVIII. 110: “Eu sou um homem como vós. Digo o que me é revelado. Quanto a vosso Deus, é o Deus único”.
(3) Alcorão XXVII. 16.: “Salomão disse: ‘Homens, foi-nos ensinada a linguagem dos pássaros”.
(4) Alcorão XXVH. 44 e XXI. 82.
Jalalludin Rumi, Masnavi p.175.