Os horizontes do conhecimento
“Eu só posso ser um estudante, todos deveriam ver se a si mesmos como estudantes, não importa o conhecimento que hajam adquirido, já que um verdadeiro estudante quando alcança um horizonte de conhecimentos, um outro horizonte lhe aparece mais adiante. Quando um novo horizonte aparece, me esqueço do horizonte já adquirido, e me esforço por alcançar o novo horizonte vislumbrado. Desta forma, a viagem pessoal continua até um conhecimento mais brilhante, mais precioso, e é por isso que continuo querendo ser um estudante.
Não imaginem que os horizontes do conhecimento estão confinados àqueles que o alcançaram. Tudo o que foi falado e escrito, pertence ao horizonte agora visível para nós, mas na medida que avançamos até ele, novos horizontes mais brilhantes vão se abrindo.
As pessoas sedentas de conhecimento geralmente estão ocupadas buscando aprender dos livros, mas tudo o que foi escrito pertence ao horizonte já aparecido. Os livros foram escritos por seres humanos como nós, que alcançaram níveis de conhecimento que nós podemos ultrapassar. Não existe barreira para ninguém para alcançar novos horizontes de conhecimento.”
Océanos de misericordia, Mawlana Sheikh Nazim Al-Haqqani.
Tradução livre para o português por Abd. At-Tawwab.