Os Herdeiros do Profeta
Ao estar na companhia de um homem que, primeiramente, percebeu o jogo mortal que o ego desempenha e, em segundo lugar, livrou-se de sua dominação, o buscador da verdade pode chegar ao seu objetivo.
Portanto, o Selo dos Profetas, Muhammad, que a Paz esteja com ele, ensinou a seus companheiros, inserindo-os em uma associação com ele (saws).
Consequentemente, os herdeiros do Profeta, os Mestres Naqshbandi, enfatizam a importância da associação “sohbet” com o Shaykh como o pilar essencial no treinamento dos buscadores.
Shah Naqshband, o ilustre Imam da linha dos Mestres que seguimos, o Imam após o qual o caminho foi nomeado e sem o qual não haveria Naqshbandiyya, sempre costumava repetir em suas assembleias: “Nosso caminho é sohbet, associação e todas as coisas boas vem do ato de congregar”.
Ele também afirmou que, se alguém comparecesse a uma assembléia no caminho, mesmo que por cinco ou dez minutos, ele obteria um imenso benefício espiritual desse breve encontro, a ponto de superar os benefícios que seriam obtidos por sete anos de devotada adoração.
Nas Pegadas Místicas dos Santos, v. 02, p. 93, Shaykh Muhammad Nazim Adil Haqqani