O que significa Sunnah?
Sunnah significa o “caminho” ou “exemplo”, o conjunto de regras da vida, os hábitos e os preceitos usuais do Profeta Muhammad (saws) que nos foram transmitidos em diversas situações, praticamente em todas as ocasiões, desde as mais prática: a maneira de se vestir, a mais alta: a de realizar as orações. É a soma do que ele fez ou disse ou concordou durante a sua vida. O Profeta (saws) é considerado pelos dervixes como o melhor exemplo moral humano a seguir. São testemunhos que não derivam diretamente do Alcorão, mas divididos em diferentes graus, de acordo com a presença, a proximidade e a confiabilidade da testemunha e da fonte pela qual ela foi transmitida.
A Ordem Sufi Naqshbandi tenta seguir a sunnah da forma mais fiel possível. O adaab, é o bom comportamento do dervixe. Com adab e sunnah, o dervixe pode resolver 90% de todos os problemas e situações. O resto depende da sua originalidade.
Porque precisamos dar uma resposta à nossa vida não com “decisão”, mas com “inspiração”. Isso só pode acontecer quando estamos profundamente imersos no presente.
Adab significa imitar o exemplo de nossos Shaykhs e santos que foram inspirados pelo profeta Muhammad (saws), que por sua vez foi inspirado pelo estilo celestial. A sunnah é a expressão divina desse estilo. Muitas dessas regras são observadas também por outras tradições.
Para o dervixe, toda ação conta, carrega um significado, uma sabedoria; dependendo da maneira como ele o executa, terá os diferentes efeitos sobre si mesmo. No Caminho nada é acidental ou selecionado de acordo com o nosso gosto pessoal.
A sunnah é aplicada a todos os aspectos da vida, tornando-a doce e alegre, porque a vida real deve ser doce e alegre.
O termo também se refere a uma atitude em que o que é recompensado não é tanto o talento, mas a devoção, o compromisso, o amor; porque este é o amor que nos liga ao amor.
Quando o mestre diz que é sunnah comer com a mão direita ou sair de casa com o pé esquerdo primeiro, e entrar com o pé direito, se o discípulo responder dizendo: “Por que devo fazer isso? O que está errado se eu fizer o oposto? Não vai mudar muito, né?” Isso significa que para ele é difícil fazer experiências e aprender.
Mas se o discípulo aceita, confia, por amor, ele pode receber algo. Ele descobrirá as diferenças, as sutilezas e adquirirá uma consciência e uma presença sempre que entrar em um lugar com o pé direito. Ele estará dentro do Caminho, na intimidade.
Este aspecto também faz parte do sistema maior de sunnah e abab : embora imperceptível para uma visão externa, é um dos pilares de toda comunidade Sufi.
Observar a sunnah nos colocou em uma corrente que não é deste mundo. Nos faz entrar no rastro daqueles que andaram diante de nós, todos os santos, profetas e mestres. Dizemos “primeiras experiências, depois falamos”. Então estaremos juntos, usaremos a mesma linguagem, porque teremos visto e experimentado as mesmas coisas.
A sunnah é a armadura que nos protege. É arquetípico, podemos ampliar esses requisitos de conduta milhões de vezes e será sempre certo e bom para todos, criará harmonia. Se ampliarmos o estilo de vida do mundo, o resultado está sob os olhos de todos.
Este é sempre um bom método para saber se estamos fazendo a coisa certa, para multiplicá-lo.
As vidas dos profetas são modelos válidos para todos e trazem paz. Andar pelo Caminho é como caminhar ao longo da lâmina de uma espada: você deve estar presente e preciso para não se machucar. Dançar na borda da lâmina é toda a arte.
O dervixe espalha sinais por toda parte para mostrar que colocou Deus em primeiro lugar, através de suas maneiras, seu olhar, seu modo de pensar: ele continua a fazê-lo até que ele mesmo se torne um sinal.
Ele começa com seu mundo exterior, cercando-se do Divino até chegar muito perto. Este é o seu serviço para a humanidade e para Deus.
A sunnah também se estende ao ambiente pessoal em que vivemos. O dervixe enche a casa de caligrafias com os Nomes divinos, mais do que as fotos de si mesmo na praia.
A sunnah é um modelo sempre válido: nunca será errado comportar-se bem, mostrar respeito, rezar, porque esses são os valores que nos tornam universais, que nos elevam acima de nossa pequena estrutura humana.
O dervixe oferece a Deus primeiro seu amor e seu serviço.
SufiWay.eu, 05 de maio de 2015.
Original disponível em: https://sufiway.eu/what-does-it-mean-sunnah/