O que olhar
Certa vez, estávamos caminhando com o Grandshaykh pela Cidade Velha de Damasco. O Grandshaykh parou e olhou para a vitrine de uma loja. Muitas coisas estavam lá. Então, ele olhou para outra loja e disse:
“Esse olhar faz uma pessoa culpada. Se o olhar é sem razão, sem sabedoria, por que você está olhando? Você deve perguntar qual é a sabedoria para essa coisa estar lá.”
Allah nunca cria algo sem sabedoria. Da menor às mais gigantescas partes do universo, tudo existe por sabedoria. Sem sabedoria, nem mesmo um único átomo pode existir. Se você olhar para qualquer coisa, você deve olhar por um propósito. Se você está precisando comprar, você pode olhar, mas você não deve olhar nada até que esteja em necessidade, e seu propósito deve ser Allah. Se você olha pelo seu ego, isso o deixa cego. Você não deve fazer nada sem intenção, e sua intenção deve ser Allah. Esse é o primeiro nível de crença.
A segunda categoria de pessoas está sempre procurando por sabedoria; quando buscam, devem procurar sabedoria divina. A sabedoria faz as pessoas se aproximarem da Presença Divina. O conhecimento pode mover você na terra; como os pneus de um avião, você pode correr sobre ele, mas não para se levantar aos céus. O conhecimento desaparece quando a sabedoria aparece. Uma pessoa que não alcança as sabedorias não pode ascender aos Céus. E a segunda categoria de pessoas está olhando e tomando sabedoria divina, e tentando se aproximar da Presença Divina, dizendo:
“Subhana-l-ladhi khaliqa n nur, khaliqa-n-nar”.
E há outra categoria ainda. Eles estão olhando e vendo a existência e manifestação do Senhor em cada pessoa, vendo em todos a representação divina do Santo Nome que treina essa pessoa. Eles estão vendo o Senhor em tudo, visto que Ele é o Todo-em-Todos. Eles não podem ver nada exceto Sua manifestação divina; eles veem como se estivessem permanentemente com o Senhor.
Shaykh Nazim Adil Haqqani, Liberando a Alma: um guia para o crescimento espiritual, v. 5, p. 83-84.
Grupo de tradução de textos Sufi.