O ego é um teste para o filho do homem
Allah colocou o ego como teste para o filho do homem; Shaitan está lá e este mundo existe (dunya). Tudo ao redor é um teste para o filho do homem. Algumas pessoas pensam que, quando fazem uma determinada coisa, não cometem mais pecados e que o ego e Shaitan ficarão longe deles. Não existe tal coisa.
Somente o ego do nosso Profeta Sagrado (saw) e seu shaitan se tornaram muçulmanos. O diabo do nosso Profeta Sagrado (saw) tornou-se muçulmano e desde então ele é considerado um companheiro (sahabi). No entanto, é preciso lutar contra eles [os diabos] e mantê-los distantes até morrerem. Tem que seguir as ordens de Allah e não as dele.
Ele diz: “Eu fui ao Hajj. Todos os meus pecados acabaram. Agora está feito”. Não, Shaitan o incomoda mais depois do hajj para enchê-lo de pecados novamente. “Eu fiz itikaf (ficar na mesquita) e os pecados desapareceram. Eu fiz uma boa ação e eles se foram…” Não acredite que seu ego está morto. Ele não morre! Ele está constantemente com você até a sua morte. Você deve estar em guerra com ele para a sua estação subir. Esta é a sabedoria de Allah. Quanto menos você cumpre, mais você recebe e aumenta sua estação. Esse é o benefício.
Os anjos não têm ego e shaitan. Allah os criou dessa maneira, mas se o filho do homem não segue seu ego, ele se torna mais alto do que eles [os anjos]. Se segue seu ego, é claro que ele se torna o mais baixo. Chama-se “Asfala safileen”. Ele se torna a criatura mais baixa e mais degradada da época. Que Allah não nos faça obedecer nosso ego. Que possamos ser sempre vitoriosos sobre o nosso ego Inshallah.
Wa Minallah at-Tawfeeq. Al-Fatiha
Mawlana Shaykh Muhammad, 29 de dezembro de 2017/11 Rabi’ul Akhir 1439 Sabah Namaz, Akbaba Dargah
Vídeo original disponível em: http://hakkani.org/nefis-insanoglunun-sinavidir-966