O caminho dos sufis
…Eu vim a saber que o seu caminho [dos sufis] consiste em conhecimento e ações igualmente necessárias. O objetivo de suas obras é eliminar os obstáculos criados pelo próprio ego e erradicar os defeitos e vícios do próprio caráter. Desta forma, no final, o coração se livrará de tudo o que não for Deus Todo-Poderoso, e se adornará unicamente com louvor a Ele…
Mas ficou claro para mim que o que é apropriado para isso só pode ser aprendido através do saber direto ou saboreando os estados místicos da alma, e a troca de atributos (ou de atitudes). Voltando o olhar para dentro, percebi que estava preso por apegos de todos os lados. Eu meditei em tudo que eu tinha feito, ensinado e instruído, sendo minhas mais orgulhosas realizações, e percebi que todos os meus estudos eram fúteis, uma vez que não tinham valor para o caminho da vida futura.
Além disso, qual tinha sido o meu propósito no ensino? Minha intenção não foi pura, pois não tinha sido voltada unicamente para Deus Todo-Poderoso. Eu não preferiria buscar glória e renome? Eu estava à beira de um precipício e, se eu não recuasse, mergulharia no fogo… [Mas]Deus tornou mais fácil para mim renunciar às honras, riqueza, família e amigos.
Imam al-Ghazali, In :Al-Munqidh Min Al-Dalal (tradução nossa do trecho)