Não Perca as Recompensas do Ramadã
“Bismi Llāhi r-Raḥmāni r-Raḥīm. “Shahru Ramadãa alladhī unzila fīhi l-Qur’ānu hudan lil-nāsi wa-bayyinātin mina l-hudá wal-furqān
Fa-man shahida minkumu sh-shahra fa-lyaṣumhu wa man kāna marīḍan aw ‘alá safarin fa-‘iddatun min ayyāmin ukhara” (2:185).
Este āyah chegou quando o jejum do Ramadã se tornou fard (obrigatório) por nosso Profeta (as). Porque antes disto, jejuar no Ramadã não era fard. Eles poderiam jejuar no Muḥarram. Porém, depois de hijrah se tornou fard. Então se tornou um dos cinco requisitos do Islām. Iqāmatu ṣ-ṣalāt, itā’i z-zakāt, ṣawmu r-Ramadã – é o quarto requisito. Vem do que é fard no Islām. Ignorar isto sem uma justificativa é um grande pecado e infortúnio para uma pessoa. Para aqueles que ignoram isto, há punição de Allah (swt).
Quando algo é fard – há punição por ignorar fard. Não há punição por sunnah, mas ainda assim também não é bom ignorá-la. Fazer o fard é igual para todos. Todos devem fazer o fard. Há algum fard que enquanto uns fazem, outros podem pular. Mas o jejum, orações e zakāh devem ser feitos por todos. No que concerne ao ḥajj, se alguém não pode ir, ele pode enviar outros. Isto é possível. Mas, em relação ao jejum, se alguém não puder fazê-lo, outros não podem jejuar em seu lugar. Ele deve pagar a fidyah. Isto funciona assim. Porém, outros não podem jejuar por ele. O Hajj é diferente e o jejum é diferente.
Allāh ‘Azza wa Jalla determinou tudo e o fez belo. Isto tem sabedoria e a sabedoria não pode ser questionada: “Por que isto foi criado e por que é assim?” Há incontáveis sabedorias no jejuar. A principal sendo para educar o ego de uma pessoa. Para educar o ego, jejuar é a maior arma. Quando um homem está jejuando, é mais fácil para ele controlar seu ego. Portanto, Allah (swt) dá mais poderes espirituais a um homem quando ele está jejuando. Ele (swt) aumenta sua luz e alguns aspectos físicos também.
Nosso Profeta (as) diz: “Sūmū tasihhū.” Jejue e você terá saúde e bem estar. Aquele que não jejua, não importa o quão intensamente busque a saúde, ele não pode alcançá-la. Apenas os que jejuam são saudáveis. Eles se sentem melhor do que outras pessoas. O corpo é revitalizado. O corpo libera todos os venenos prejudiciais e as toxinas que tem em seu interior. Isto também ilumina, se livrando dos excessos. Um homem é libertado deles.
Em todos os aspectos, jejuar é uma grande bênção para uma pessoa. Nosso jejum é mais fácil do que o de outras nações. No tempo de Mūsá ‘alayhi s-salām eles jejuavam por seis meses, e não havia comida do poente até a manhã como temos agora. Eles tinham apenas o ʾifṭār. O próximo ʾifṭār seria apenas depois de 24 horas. Era assim no começo do Islã também. Então Allāh ‘Azza wa Jalla mostrou misericórdia para nós e jejuamos somente durante o dia. Nós quebramos nosso jejum após o poente e somos livres para comer até fajr. Às vezes as pessoas se confundem. É raro, mas acontece que as pessoas o façam sem saber. Porque todos dizem algo. Eles dizem que a alvorada veio. Pensam que alvorada é o crepúsculo. Não é.
Mu’adhdhinūn recita o adhān pontualmente durante o Ramadã. Porque de acordo com nosso Ḥanafī madhhab, eles começam a rezar meia hora depois de adhān. Shāfiʿī começa imediatamente. Ou fazemos o tasbīḥ começar imediatemente e começa fard quando a hora Ḥanafī chega. Mas, não é assim no Ramadã. Eles fazem adhān pontualmente no Ramadã. Portanto, quando você ouvir adhān, você deve enxaguar sua boca e fazer sua intenção para manter seu jejum fard. Ou quando você quebra seu jejum, você faz a intenção para seu jejum de amanhã, in shā’a Llāh. Isto está Ok também. Intenção é importante. Quando você acorda para saḥūr, isto é aceito como seu niyyah. Tem várias facilidades.
Possa Allah (swt) aumentar nossa luz, e jejuar é a coisa que mais aumenta a luz. Muitas pessoas se assustam e eles não conseguem jejuar. Isto significa que você não tem força de vontade. Mesmo crianças pequenas podem jejuar e adultos crescidos dizem que eles não podem. Eles deveriam se envergonhar. Existem muitas pessoas que não rezam, mas nunca pularam um jejum em suas vidas. Não é fácil deixar o jejum. Porque quando um homem quebra seu jejum intencionalmente, há uma penalidade por isso. Você não pode jejuar por um dia em retorno a um jejum perdido. Por exemplo, se alguém nunca jejuou em sua vida, ele deve primeiro jejuar por 60 dias, como uma penalidade. Então devagar, devagar ele irá jejuar os dias perdidos. Não é necessário jejuar 60 dias por cada dia. O jejum de penalidade é apenas uma vez. As pessoas podem fazê-lo em qualquer tempo Elas não precisam fazer no meio do verão. Elas podem jejuar dois meses durante os dias mais curtos. Porém, tem que ser todos de uma vez. As mulheres podem fazer uma pausa durante a menstruação e continuar depois. Mas, os homens devem jejuar 60 dias direto, sem pular um dia sequer.
Nosso Profeta (as) está dizendo que mesmo que você jejue sua vida inteira por um dia perdido, você não atingirá o seu valor. Então as pessoas devem cuidar. Não perca o jejum. Não perca este benefício, in shā’a Llāh.
Bismi Llāhi r-Raḥmāni r-Raḥīm. A‘ūdhu biLlāhi mina sh-shayṭāni r-rajīm. Bismi Llāhi r-Raḥmāni r-Raḥīm. “Shahru Ramadãa alladhī unzila fīhi l-Qur’ānu hudan lil-nāsi wa-bayyinātin mina l-hudá wal-furqān fa-man shahida minkumu sh-shahra fa-lyaṣumhu wa man kāna marīḍan aw ‘alá safarin fa-‘iddatun min ayyāmin ukhar yurīdu Llāhu bikumu l-yusra wa-lā yurīdu bikumu l-‘usra wa-litukmilū l-‘iddata wa litukabbirū Llāha ‘alá mā hadākum” (2:185).
Este é a āyah sobre o jejum, mostrando que o jejum é obrigatório, um dos pilares do Islām. Quem é Muçulmano primeiro faz a shahādah, depois ora – iqāmati ṣ-ṣalāt, itā’i z-zakāh – em terceiro dá o zakāt, em quarto lugar jejua no Ramadã. Antes do Ramadã, era outro tempo e eles jejuavam no Muḥarram, ‘Āshūrā’ naquele mês. Porém, quando chegaram a Madīnah, Allah (swt) deu este jejum no Ramadã como obrigatório para os Muçulmanos, porque é importante e o era antes.
Além disto, todos os profetas de Ādam ‘alayhi s-salām até nosso Profeta (as), eles jejuaram. Alguns deles uns dias, outros mais, e houve alguns talvez por muito tempo como no tempo de Sayyidīnā Mūsá ‘alayhi s-salām. Eles jejuavam seis meses e seu jejum não era como o nosso. Quando vinha o poente eles comiam, bebiam e nada mais por mais 24 horas de novo. Não havia saḥūr, nada. Apenas uma vez por dia eles comiam.
Era assim no início do Islām. Depois Allah (swt) teve misericórdia de nós e Ele (swt) nos deu do pôr do Sol até fajr – fajr significando duas horas ou uma hora e meia antes do Sol nascer. Durante toda a noite podemos comer, podemos beber, fazer saḥūr. Fazer saḥūr é também muito importante, muito recompensador. O Profeta (as) dizia: “Não perca o saḥūr, faça saḥūr.” Então isto é para o benefício do ser humano, para os crentes jejuar e estar no jejum diurno do Ramadã, durante a noite fazer ‘ibādah – adoração, especialmente fazer tarāwīh e saḥūr. Antes do saḥūr, fazer tahajjud.
É bom Allah (swt) dar de Sua luz para as pessoas que estão jejuando. E jejuar é muito benéfico especialmente para controlar seu ego. Isto é poder espiritual e para Allah (swt) lhe dar mais luz enquanto você está jejuando. Há outros benefícios para nós, [como] todas estas coisas ruins que saem de seu corpo, porque o Profeta (as) disse que jejuar é saudável. Quem jejua é mais saudável do que aqueles que não jejuam. Eles, às vezes, jejuam sem religião. Isto não é importante porque quando o Profeta (as) diz algo – ṣūmū tasihhū – significa que você deve ser crente e fazer uma intenção para jejuar por causa de Allah (swt) e por ordem de Allah (swt) no Ramadã.
Para outras épocas, por causa de Allah (swt) nāfilah jejum. Podemos jejuar muitas vezes ao ano, mas neste mês não devemos perdê-lo, porque ele é… você não pode colocar o que Allah (swt) deu a você neste mês, porque se você não jejua um dia, dois dias, tendo conhecimento – “Eu estou ciente. Eu não digo que eu não posso jejuar. Eu não quero jejuar este dia do Ramadã.” Por este dia, você deve fazer a reposição, mas antes disto, você deve jejuar sessenta dias. Sessenta dias, kaffārat é como chamamos isto. Se você quebra um dia ou mil dias, ou ya‘nī oito, cinquenta anos, você não está jejuando. Também antes de jejuar, para fazer isto você deve jejuar sessenta dias, para os homens, continuamente. Para as mulheres, claro, elas têm justificativa para interromper, depois elas podem continuar. Mas isto é uma vez, depois você pode jejuar o que perdeu. Porém, o Profeta (as) também disse: se um dia, por um dia em que você saiba e diga: “Eu não quero jejuar hoje. Eu sei que é Ramadã, mas eu não quero jejuar.” Se depois você se arrepender e dizer: “Oh, não. O que eu fiz?” Seu jejum por sessenta anos não se comparará aquele único dia de Ramadã que você perdeu.
Então, não siga seu ego ou olhe para pessoas que não estão jejuando, que dizem: “Eu também posso jejuar, [mas] não jejuarei.” Seja cuidadoso, há pessoas atualmente, muitas pessoas que não estão orando, mas jejuando – elas não perdem o jejum. É como antes, mas agora se tornou mais comum as pessoas não jejuarem. Porém, elas não sabem o que estão perdendo. Elas perdem uma muito grande bênção, não podem mais alcançar isto. Não como o que você… se você jejua por causa de Allah (swt) fora do Ramadã, se você quebra o jejum, pode jejuar de novo e se tornará mais valioso porque se tornou obrigatório. Mas, no Ramadã você não pode alcançá-lo de novo.
Então, devemos ser muito cuidadosos e estarmos felizes com este mês, que realmente, é o mais abençoado e feliz mês do ano inteiro. In shā’a Llāh se esquecermos algo é ainda Ramadã virão trinta dias e podemos dizê-lo. Durante o dia inclusive você pode seguir Khatm Qur’ān com as pessoas na mesquita. Na dergāh, todos os dias, durante o Ramadã eles têm um tempo para ler o Qur’ān todos juntos, ou com o imām lendo e você escutando. Também não perca isto. Faça este mês, é um mês sagrado, para seu espírito, entretenha-se com as bênçãos espirituais, in shā’a Llāh. Allah (swt) o fez abençoado para a ummah e fez… Nossos irmãos Muçulmanos em todos os lugares neste mundo estão sofrendo com…
Somos, devemos ser, gratos a Allah (swt), podemos jejuar e fazer tudo. Há milhões de pessoas que estão proibidas por este povo opressor de jejuar, de comer e beber o que eles querem. Eles lhes dão coisas ruins. Allah (swt) os libertará. Allah (swt) envia Sayyidinā l-Mahdī para o próximo ano não ser [assim]. Porque somos um povo fraco. Não podemos dizer algo, somente estamos tristes por este povo. Não podemos dizer porque estes são tiranos. Ninguém, em qualquer lugar do mundo, está gritando por isto e pelo que estes governos, onde existem tiranos, ninguém neste mundo abre sua boca por isso.
Porém, Allah (swt) conhece-os e existe Allah (swt). Ele (swt) é o Maior. Não estas pessoas que dizem: “Nós somos pessoas grandiosas”. Eles não são. In shā’a Llāh Allah (swt), para o próximo ano estamos rezando para Allah (swt) para fazer Sayyidinā l-Mahdī vir e ajudar este povo.
Wa min Allāhi t-tawfīq, al-Fātiḥah.
Shaykh Mehmet Adil Al Haqqani, Sohbat de 15 de maio de 2018.
Grupo de tradução de textos Sufi.