Fraternidade
No caminho Sufi, há uma prática individual e uma prática comunitária. O lema principal do nosso caminho é: “Nosso caminho é baseado na reunião e toda a bondade vem da congregação”.
Você está se reunindo com um grupo não apenas porque gosta de conhecer as pessoas de lá, evento “horizontal”, mas porque sabe que essas reuniões podem abrir uma porta para um nível superior, para fortalecer as energias que apontam para cima, “verticalidade” em conexão com Deus.
Não é apenas o que você pode obter de uma reunião, mas também a contribuição que pode dar. Em você pode haver algo valioso para os outros. Nos unimos porque compartilhamos a mesma intenção. Não somos somente amigos ou atraídos um pelo outro de uma maneira especial; o benefício é poder refletir um no outro.
Aprender a aceitar tudo tem um efeito muito importante na vida cotidiana: cada grupo representa toda a humanidade, em todos os seus aspectos. Se você consegue aceitar todas as pessoas do grupo, está pronto para aceitar toda a humanidade. Este é um passo espiritual. Então venha para a paz. Esta é a sua verdadeira experiência no caminho Sufi. Além disso, é mais fácil ser alcançado pelo Mestre, que mantem um olhar à distância quando se faz parte de um grupo. Ele sempre sabe onde encontrá-lo.
Numa irmandade, cometer erros é um direito humano e nós temos que aceitá-lo, caso contrário não seria uma irmandade. Todo mundo vem como é. Não falamos dos erros, não criticamos os outros o máximo que podemos. Não nos concentramos na personalidade. O que buscamos fazer é apoiar um ao outro no caminho.
A amizade é boa, mas ser irmãos e irmãs é mais profundo. Seus amigos são o grupo menos valioso porque você os escolheu. Entre vocês, há um acordo de complacência entre si e de confirmação. Mas isso não ajuda a avançar no caminho. Encontrar seus amigos simplesmente significa confirmar sua personalidade. Rumi disse: “Cuidado com seus amigos, eles nunca te dizem a verdade.”
Texto adaptado de Sufiway.eu
Original disponível em: https://sufiway.eu/brotherhood/