De Tempos em Tempos
Um dervixe vinha ao shaykh de vez em quando, e o shaykh lhe perguntou: “Oh, esperto, por que você não vem com frequência?”
Ele disse: “Oh, meu mestre, eu não quero que me advirtam: ‘Não venha com freqüência’. Essa é a razão que está me impedindo de vir diariamente.”
Diz o shaykh: “Se você quer aumentar o amor, você deve vir de vez em quando. Se o intervalo for mais longo, te deixará mais feliz e dará mais amor.”
Allah organiza tudo para ser de tempos em tempos. Mesmo para as mulheres serem mais felizes, Ele faz um período, uma espécie de jejum; faz aumentar o amor.
Através do Sagrado Alcorão, tudo foi organizado de acordo com esta medida – como os tempos de oração, fazendo você aumentar o desejo por seu Senhor. O Sagrado Alcorão ensina como pedir a vida eterna a toda velocidade.
Quando você está desperdiçando o desejo pela vida eterna nos prazeres da vida temporária, a velocidade diminui. Quanto mais você ‘jejua’ desta vida, mais você tem desejo pela vida eterna. Isso leva você ao prazer do Senhor.
Quando você pedir prazeres sem fim, peça pela vida eterna. Oh, povo, fique longe dos infinitos desejos desta vida; é perigoso! Beber um punhado do Niagara, é o suficiente. Um sedento acha que pode beber tudo aquilo, mas não; é fisicamente impossível realizar cada desejo.
Shaykh Nazim Adil Haqqani, Liberando a Alma: um guia para o crescimento espiritual, v. 5, p. 75
Gurpo de Traduções de Textos Sufi.