Todos devem conhecer sua especialidade
Nosso Santo Profeta (saw) tem um hadith: “O caráter de um bom muçulmano é a pessoa que não interfere no que não lhe diz respeito”. Diz o nosso Santo Profeta (saw): “se há trabalho e isso não lhe diz respeito, então não interfira nele. Cuide de seu próprio assunto e faça bem o seu trabalho.”
É isso que a Ordem e que nosso Sagrado Profeta (saw) recomenda para as pessoas e muçulmanos. Quando você interfere em outros assuntos, está interferindo no que não sabe. Isso não beneficia nem a si e nem aos outros. Sua fé diminui.
“Fas’al bihi khabeera” [“Pergunte ao conhecedor”], diz Allah Azza wa Jalla [Sura Furqan: 59]. Veja se há alguém que sabe e diga que lhe conte. Você aprende o que precisa. Se tentar lidar com coisas inúteis, está sujeito a se prejudicar espiritualmente. Você deve seguir o que nosso Sagrado Profeta (saw) diz ser o Islã, ser muçulmano. O fim dos tempos é agora e as pessoas estão se ocupando com coisas inúteis, estão interessados em coisas que não lhes dizem respeito.
Os hodjas [clérigos] vêm para ver coisas das quais não têm ideia, estão brincando com os muçulmanos e com a fé do povo. Nosso Santo Profeta (saw) proibiu isso. Todos devem ter uma especialidade, devem olhar para o que sabem. Devem perguntar o que não sabem àqueles que o conhecem, às pessoas ocupadas com isso. Não façam julgamento, fatwa, a respeito de algo que não lhe diz respeito com base no que pensa. Nem todos os hodjas implicam em fatwa. Se você for obter uma fatwa, há o mufti. Você obtém isso dele. Você segue o hodja quando vai à mesquita e oferece sua oração, o escuta em um sermão. No entanto, se há algo para o qual uma fatwa deve ser dada, a hodja diz de qualquer maneira: “Pergunte ao mufti a respeito desse assunto. Ele pode te dar uma resposta melhor “.
No entanto, pelo fato das pessoas de hoje serem ignorantes, estão dando fatwas e emitindo julgamentos. Estão fazendo isso muito confortavelmente. Mas como dissemos, ao fazê-lo, estão sendo desobedientes à ordem do nosso Santo Profeta (saw). Façamos aquilo que sabemos. Inshallah. Allah deu a cada um especialidades separadas. Todos devem conhecer sua especialidade. Não ir além do limite. Inshallah.
Que Allah conceda a todos nós o cumprimento deste conselho, por ordem de nosso Santo Profeta (saw) Inshallah.
Hazrat Shaykh Muhammad Mehmet ar-Rabbani 4 de março de 2018.
Versão em português traduzida de http://sufi.cl/todos-deberian-conocer-su-especialidad/