A Gazela
Ibrahim Adham* na época em que era rei, saiu para caçar. Ao perseguir uma gazela montado em seu cavalo, separou-se daqueles que o acompanhavam e afastou-se. Seu cavalo estava cansado, banhado em suor, mas obrigava-o a galopar pelo campo. Ao ultrapassar todos os limites, a gazela começou a falar, e voltando-se para ele, disse-lhe: “Foste criado para me exterminar? Não foste criado para minha morte, e não foste transportado do nada para a existência apenas para me caçar. Se tivesses me capturado, o que alcançarias com isso?”
Quando ouviu essas palavras, Ibrahim começou a gritar e pulou de seu cavalo. Não havia ninguém por perto, exceto um pastor. Ibrahim pediu-lhe que pegasse suas roupas reais ornadas com pedrarias, suas armas e seu cavalo e que lhe desse em troca sua capa de feltro, que nada dissesse a ninguém, que não desse nenhuma notícia dele. Vestiu a capa e saiu pela estrada.
Agora, examina qual era seu objetivo e qual era o de Deus! Ele queria capturar uma gazela, mas graças a ela, Deus, o Altíssimo, o capturou, para que saibas que no mundo acontece o que Ele quer e que o objetivo é possuí-lo e submeter-se a Ele.
*Ibrahim Adham: Príncipe de Balkh (séc. VIII), sua súbita conversão foi frequentemente relatada pelos sufis.
Fihi-Ma-Fihi: O Livro do Interior, p. 219. Rumi (sufi séc. XIII).