A conduta do Murid com seu Shaykh
Existem duas categorias de conduta do alheado com seu Shaykh: conduta interna e conduta externa.
Conduta Interna do Murid
1. O buscador deve se submeter à vontade do shaykh e obedecê-lo em todas as suas ordens e conselhos, porque o shaykh tem mais experiência e mais conhecimento em haqiqat, em tariqat e em shari’ah. Quando o doente se entrega ao seu médico para ser curado, o mesmo acontece com o murid, doente em sua conduta e comportamento, submetido à experiência do Shaykh para ser curado.
2. O buscador não deve se opor contra a forma como o shaykh instrui e controla os murids. Cada shaykh tem seu próprio jeito e recebeu permissão para usá-lo. Imam Ibn Hajar al-Haythami disse: “Quem abre as portas da crítica contra os shaykhs, seu comportamento com os murids e suas ações, serão punidos e excluídos do recebimento de conhecimento espiritual. Quem quer que diga ao seu shaykh: ‘Por quê?’ nunca terá sucesso.” (al-Fatawa al-Hadithiyya, p. 55)
3. O buscador deve saber que o shaykh pode cometer alguns erros, mas que isso não o impedirá de elevar o louco até a Presença Divina. Então o murid deve desculpar o shaykh, já que o el não é o Profeta (s). Apenas o Profeta (s) estava livre de erros. Embora seja raro, assim como o médico pode cometer um erro ao tratar um paciente, o shaykh também pode cometer um erro ao tratar a doença espiritual de seu filho, e isso deve ser desculpado.
4. O buscador deve respeitar e honrar o shaykh em sua presença e sua ausência, nem que seja porque o shaykh pode enxergar com o olho do coração. Diz-se que quem não estiver satisfeito com as ordens do shaykh e não mantiver boa conduta e adentrar com ele, nunca manterá boa conduta com o Alcorão e com a Sunnah do Profeta (s). Shaykh Abdul Qadir Jilani disse: “Quem criticou um santo, Deus fará com que seu coração murcha”.
5. O murid deve ser sincero e leal à companhia de seu shaykh.
6. Ele deve amar seu shaykh com um amor extraordinário. Deve saber que seu shaykh vai levá-lo à Presença de Allah, Todo-Poderoso e Exaltado, e à Presença do Profeta (s).
7. Ele não deve olhar para ninguém além de seu shaykh, embora deva respeitar todos os outros shaykhs.
Conduta Externa do Murid
1. Ele deve concordar com a opinião de seu shaykh completamente, como o paciente concorda com o médico.
2. Ele deve estar bem na associação do shaykh, evitando bocejos, risos, levantando a voz, falando sem autorização, estendendo os pés e sempre sentado de maneira respeitosa.
3. Ele deve servir seu shaykh e tornar-se o mais útil possível.
4. Ele não deve mencionar nos discursos de seu shaykh o que os ouvintes não conseguem entender. Isso pode prejudicar o shaykh de uma maneira que o murid não está ciente. Sayidina ‘Ali disse, em um hadith narrado em Bukhari: “Fale com as pessoas em um nível que elas possam entender, porque você não quer que elas neguem Allah e Seu Profeta (s).”
5. Ele deve comparecer à associação do shaykh. Mesmo se morando longe, ele deve fazer um esforço para ir o mais rápido possível.
Ibn Hajar al-Haythami disse: “Muitas pessoas, quando vêem seu guia firme sobre a questão das obrigações e da Sunnah do Profeta (s), acusam-no de ser estrito. Dizem que ele está orando demais ou mantendo a Sunnah com muita firmeza. Essas pessoas não percebem que estão caindo em sua própria destruição. Cuidado com a crença nas queixas do seu ego sobre a firmeza da adesão do shaykh à shari’ah”. (Al-Fatawa al-Hadithiyya, p. 55.)
Abu Hafsa an-Nisaburi é citado no livro de Shaikh as-Sulami, Tabaqat as-sufiyya , p. 119, como dizendo: “Sufismo é composto de adab [boa conduta]. Para cada estado e estação existe um adab apropriado. Para cada vez há uma conduta adequada. Quem quer que mantenha o adab chegará à Estação da Masculinidade, e quem já descartar adab está muito longe de ser aceito na Presença Divina de Allah”.
A conduta do Murid com seus irmãos
1. Ele deve manter o respeito por eles em sua presença e em sua ausência, não balbuciando ninguém.
2. Ele deve avisá-los quando precisarem com a intenção de fortalecê-los. Seu conselho para eles deve ser em particular e deve ser com clemência e livre de arrogância. A pessoa aconselhada deve aceitar o conselho, deve agradecer e deve praticar o conselho.
3. Ele deve pensar apenas bem sobre seus irmãos e não procurar suas más maneiras.
4. Ele deve aceitar seu pedido de desculpas se eles se desculparem.
5. Ele deve fazer a paz entre eles.
6. Ele deve apoiá-los quando forem atacados.
7. Ele não deve pedir para liderá-los, mas para ser irmãos com eles.
8. Ele deve mostrar humildade com eles o máximo possível. O Profeta (s) disse: “O mestre de um povo é aquele que os serve”.
A boa conduta dos murids realmente não tem fim. Ele deve sempre estar se esforçando e fazendo progressos com seu shaykh, seus irmãos, sua comunidade e sua nação, porque Allah o vê, o Profeta (s) o vê, o shaykh o vê, e os Mestres que vieram antes o vê. Com constante melhora, dia a dia, ele alcançará com a orientação e apoio do shaykh, o Estado da Perfeição.
Traduzido de Naqshbandi.org.
Original disponível em: The Conduct of the Murid with His Shaykh