Caminho Naqshbandi
Todos estão caminhando, se movendo por si mesmos, ou o tempo faz com que se movam. Tantas pessoas não estão se movendo, somente o tempo faz com que se movam. E a qualquer momento eles podem chegar a um fim, como tudo que começa possui um fim.
O movimento das pessoas deve parar um dia, e as pessoas se encontrarão em frente a duas entradas. Em uma delas está escrito: “Caminho para o Paraíso”, ou o caminho no qual as pessoas chegam à Divina Presença. Na segunda entrada está escrito “Caminho para o inferno” na qual seus degraus levam ao inferno. Não há segurança neste caminho. É um terrível fim.
Dia após dia estamos nos aproximando disto… um dia a mais passou. Está se tornando um dia a menos, e chegará o dia em que nós alcançaremos aquela entrada. A Ordem Naqshbandi está levando as pessoas em uma direção onde seu destino final será o Paraíso. Este é o caminho dos Profetas e dos Santos, e de seus herdeiros, os Sahabas. É difícil para nossos egos, mas felicidade para nossas almas. Tudo aquilo que se torna difícil para nossos egos deve por fim nos dar uma alegria, um prazer. A maioria das pessoas é levada ao segundo caminho, e shaytan está caminhando à frente com seus demônios e soldados. Quem os segue, ao final chega à entrada do Inferno… Por que eles estão neste caminho? Eles estão correndo atrás disto porque seus egos estão gostando deste caminho… Se você não está usando sua força de vontade, seu ego vai levar você para uma perigosa direção…
Toda associação em nossa Tariqa faz com que as pessoas prestem atenção, então eles não seguem seus egos, mas sim seguem o caminho dos Santos e dos Profetas. Toda associação com o Sheikh dá poder espiritual a nossas almas, então assim talvez sejamos capazes de usar nossa força de vontade contra as vontades de nosso ego. Se você não está tomando poder, poder espiritual, é difícil de você prevenir-se de seguir seu ego.
Ponte Para a Eternidade, p. 06, Shaykh Muhammad Nazim Adil Haqqani